Futuro do mercado de trabalho: como preparar as equipes?

O futuro do mercado de trabalho já está batendo na nossa porta e é preciso se adaptar às demandas dessa nova realidade.

A era digital trouxe mais agilidade, informação e inovação, mas acompanhar esse novo ritmo que vem se estabelecendo nem sempre é fácil para os colaboradores de uma empresa.

Por isso, uma equipe capacitada não precisa somente acompanhar essas mudanças conforme elas acontecem, mas entender de onde elas vêm e como se preparar para todas as reviravoltas que o futuro guarda.

Afinal, se camarão que dorme a onda leva, é preciso acordar para a realidade e embarcar nas transformações desse mundo caótico e mutável.

Para saber como preparar as suas equipes para o futuro do mercado de trabalho, é só continuar a leitura!

Como preparar as equipes para o futuro do mercado de trabalho?

Nesse novo Mundo BANI, como preparar um time de alta performance, capaz de entregar bons resultados em meio a tantas mudanças? A gente te conta quais são os pontos mais importantes para chegar lá:

Lifelong learning

Adquirir conhecimentos relevantes e desenvolver novas habilidades é a chave para se dar bem no futuro do mercado de trabalho.

No entanto, não adianta encarar o aprendizado como algo pontual, que só acontece de vez em quando em alguma ocasião super específica.

Adotar uma perspectiva de lifelong learning significa entender que todo tempo é tempo de aprender e que um desenvolvimento verdadeiro precisa ser mantido a longo prazo, a partir de uma cultura de aprendizagem consolidada na empresa.

Diversidade

Diversidade e inclusão estão entre as pautas mais comentadas em muitas empresas, mas passou da hora de ir além do elevador para pessoas com deficiência ou simplesmente respeitar as cotas na hora de contratar os membros da sua equipe.

O futuro do mercado de trabalho é muito mais diverso e repleto de experiências variadas, que só enriquecem as possibilidades de inovação e criação da empresa.

É preciso trazer esses princípios para os processos, para a hierarquia da organização e para cada uma das ações que fazem parte da rotina de trabalho.

Power e meta skills

Soft skills e hard skills já foram tema de muitos treinamentos corporativos e são sempre um ponto de partida fundamental, mas agora é hora de dar um passo adiante.

As power e meta skills são esses conjuntos de habilidades que incluem as anteriores, mas fazem com que elas ganhem sentido mais prático e totalizante.

Ou seja, a ideia não é desenvolver somente as habilidades socioemocionais ou só os conhecimentos técnicos, mas unir um ao outro e, ao mesmo tempo, ir atrás do principal: desenvolver a capacidade de desenvolver novas capacidades. Parece redundante, né? Mas é isso mesmo!

Inovação

Não dá para falar no futuro do mercado de trabalho sem mencionar a importância da inovação.

Mas isso não significa preparar sua equipe para ter uma ideia mirabolante e revolucionária por dia. Em vez de focar na ideia, é preciso focar no processo.

O resultado desse percurso é fruto de estudo, testes, dedicação, saber abrir mão de ideias e lidar bem com erros exploratórios, práticas que devemos adotar no nosso dia a dia.

Mentalidade de entregabilidade

Em um mundo tão ágil, a produtividade ganhou muito destaque (tendo até se tornado tóxica, em muitos casos), mas o futuro do mercado de trabalho demanda mais do que pessoas produtivas, ele precisa de pessoas que entregam bons resultados.

Ou seja, não basta fazer por fazer, é preciso produzir com alta performance.

E como preparar as suas equipes para tudo isso? É aí que entra o Papo Reto com a Escola do Caos!

Esse é um momento de interação, provocação e desafio, sem meias palavras, que move as pessoas para fora do lugar comum, sempre buscando chegar aonde a sua empresa deseja ir.

Fale conosco para conhecer o Papo Reto e prepare sua equipe para o futuro!