Soft skills: a importância de desenvolvê-las com seus colaboradores

Em um mercado que muda com cada vez mais rapidez, não são só os conhecimentos técnicos que se fazem necessários. As soft skills subiram de patamar e são um elemento indispensável.

Essas habilidades, muito ligadas a aspectos comportamentais de uma pessoa, se tornam cada vez mais importantes na atuação de profissionais, seja qual for o ramo em que trabalham.

Afinal, novos métodos e soluções chegam todos os dias no mundo corporativo. O que não pode faltar é jogo de cintura e a capacidade de ativar suas habilidades comportamentais para lidar com as novidades.

Para saber mais sobre a importância das soft skills e como desenvolvê-las com os seus colaboradores, é só continuar a leitura!

Qual a importância e os tipos de soft skills?

É claro que os conhecimentos técnicos continuam sendo imprescindíveis para uma atuação de qualidade em qualquer ramo, mas você já parou pra pensar sobre o que faz, realmente, um bom profissional?

Manter a resiliência, demonstrar inteligência emocional e desenvolver uma comunicação assertiva, por exemplo, são habilidades que não se aprendem nas formações tradicionais, mas que fazem toda a diferença no desempenho de um colaborador.

Essas soft skills, ou seja, habilidades comportamentais, são cada vez mais necessárias em um mercado que se transforma a todo momento.

A resiliência, ou a tal da “antifragilidade” é essencial para manter a cabeça erguida e enfrentar os desafios diários do mercado.

Da mesma forma, a inteligência emocional, assim como a comunicação e a escuta ativa, são os pilares que garantem o avanço conjunto de uma empresa.

Quer mais? Resolução de problemas, criatividade, autogestão, colaboração, aprendizagem ativa, pensamento analítico e a capacidade de lidar com a diversidade são mais alguns fatores que distinguem uma organização de sucesso.

Ou seja, não dá pra ignorar a importância dessas habilidades, que precisam ser estimuladas diariamente em uma organização.

Qual o papel da liderança no desenvolvimento das soft skills?

Se você está se perguntando de onde vêm todas essas informações, a gente explica: da pesquisa conduzida pela Escola do Caos, em 2023, que ouviu mais de 1200 pessoas em todo o país.

E, além de apontar para as soft skills mais relevantes atualmente, o relatório da pesquisa também traz outra informação bem interessante.

Em todas as habilidades, quando foram comparados líderes e não líderes, houve uma aderência maior delas na liderança, mostrando que o ganho de maturidade profissional vem acompanhado do desenvolvimento de habilidades comportamentais.

Ou seja, estamos diante do clássico “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”.

É responsabilidade da liderança incentivar o desenvolvimento desses traços e garantir que os colaboradores tenham a oportunidade de exercitá-los no seu ambiente de trabalho.

Desenvolvendo as soft skills com os seus colaboradores

Agora, a pergunta que não quer calar: como desenvolver essas habilidades com os seus colaboradores? Vem ver nossas dicas:

Estimule a diversidade e o protagonismo

Como mencionamos, os resultados da nossa pesquisa apontam que o ganho de maturidade profissional está atrelado ao desenvolvimento desse tipo de habilidade.

Por isso, incentivar o protagonismo e a diversidade, proporcionando um ganho de experiência e de trocas entre os colaboradores, pode ser um bom jeito de chegar lá.

Invista na cultura organizacional e em treinamentos

Lembre-se de que engajar os colaboradores na cultura organizacional é sempre uma boa forma de despertar a sensação de pertencimento e a busca por novos aprendizados.

Além disso, nada como um bom treinamento corporativo para reforçar a importância dessas capacidades, ajudando sua equipe a desenvolver essas habilidades com muito mais tranquilidade.

Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, continue por aqui e aprenda também a evitar o sentimento de frustração entre a equipe!