O que são equipes autogerenciadas e o que as tornam eficazes?

As equipes autogerenciadas viraram tendência no mundo corporativo e têm rendido bons resultados para muitas empresas.

Apesar de ser algo bem diferente daquilo a que estamos acostumados, gerando aquele sentimento de “será mesmo que funciona?”, essa é uma ideia que funciona de forma bastante simples e eficiente quando é colocada em prática.

Esse modelo inovador de trabalho coloca a hierarquia de lado para dar lugar à colaboração e à coletividade, gerando um trabalho mais engajado, construído a partir da ideia de uma responsabilidade compartilhada.

Para entender melhor como funcionam as equipes autogerenciadas e por que elas podem ser uma boa ideia para aplicar na sua empresa, é só continuar a leitura!

O que são as equipes autogerenciadas e como elas funcionam?

Como o próprio nome indica, as equipes autogerenciadas são aquelas em que não há uma hierarquia de cargos: colaboração e coletividade são os ingredientes que colocam todos em uma dinâmica na qual a responsabilidade pelo trabalho é dividida igualmente.

É claro que, na prática, há momentos em que pode ser necessário centralizar um projeto na figura de colaboradores que possuem mais experiência no assunto.

Ainda assim, há uma dinâmica diferente da tradicional em jogo, já que qualquer membro da equipe pode se sentir livre para tomar a iniciativa e sugerir orientações para cumprir tarefas e objetivos.

Quais os pontos fundamentais que as tornam eficazes?

Formar equipes autogerenciadas é uma tarefa que tem seus desafios.

Afinal, esse é um jeito bem diferente de atuar em uma empresa e, para que funcione, é preciso que alguns elementos estejam sempre presentes.

Confiança, por exemplo, é algo que não pode ficar de fora dessa dinâmica de trabalho, já que todos os membros da equipe precisam confiar no potencial uns dos outros, acreditando na sua capacidade de tomar boas decisões coletivamente.

Para isso, uma boa comunicação interna é fundamental. O diálogo é a base desse tipo de equipe, para que todos possam expor suas opiniões, discutir possibilidades e chegar, de forma conjunta, ao melhor caminho a ser tomado.

É a partir daí que nascem a transparência e a autonomia que são marca registrada das equipes autogerenciadas.

Quais os benefícios de formar equipes autogerenciadas?

A necessidade de uma comunicação alinhada e mais transparente tem ótimos resultados para o desempenho da organização como um todo.

Afinal, para que todos compartilhem a responsabilidade de levar adiante os projetos e processos da empresa, é essencial que estejam alinhados em relação aos seus objetivos e metas.

É assim que nasce um trabalho mais engajado, desenvolvido a partir de uma cultura empresarial que é fortalecida diariamente pelos próprios colaboradores.

Outro ponto importante é que a autonomia desenvolvida nesse tipo de gestão contribui para a formação de um time de alta performance, já que todos os membros da equipe têm a oportunidade de crescer como profissionais.

No dia a dia da empresa, todos esses elementos são a base para um desempenho melhor e até mesmo para elevar os níveis de produtividade, contando com o engajamento de uma equipe disposta a correr atrás do sucesso da organização.

Se interessou por esse tipo de gestão? Para saber mais sobre como impulsionar o trabalho dos seus colaboradores, continue aqui no blog da Escola do Caos e confira 5 dicas de liderança de gestão de pessoas para atingir resultados!