Reunião em 10 minutos. E aquele relatório que é pra hoje? Como estamos com a meta? Não posso esquecer de ligar pro cliente. Sua rotina é assim? Opa! Talvez esteja faltando uma gestão do tempo assertiva para deixar seu dia mais organizado e tranquilo.
Afinal, para garantir uma boa produtividade, é preciso ter calma, saber se organizar e, mais importante, entender os limites do seu corpo e da sua mente.
Algumas dicas simples podem ajudar nesse momento. Bora com a gente descobrir mais sobre a gestão de tempo?
Gestão de tempo: um dos maiores desafios dos líderes
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, líderes trabalham em média quase 10 horas diárias e 79% das pessoas nessa função fazem tarefas relacionadas com sua empresa durante os finais de semana.
Além disso, 70% trabalham, inclusive, durante suas férias! Parece absurdo, mas vamos ser sinceros: quem nunca, né?!
Apesar disso, boa parte dos projetos das empresas brasileiras sofre atrasos em relação ao cronograma traçado.
A principal causa? Adivinha! Justamente a má administração de tempo, principalmente dos líderes.
Mas daí fica a questão: como líderes trabalham mais e, mesmo assim, há atrasos no projeto? Há uma incoerência aí.
Essa incoerência traz diversos questionamentos: será que trabalhar mais que 8 horas por dia realmente aumenta a produtividade? Será que as pessoas em cargos de administração estão fadadas a nunca mais terem férias e finais de semana? Nós acreditamos que não.
Cada vez mais, as pesquisas estão estudando a relação entre a jornada reduzida e o aumento da produtividade.
Para se ter uma ideia, de acordo com a Forbes, empresas que diminuíram sua jornada para 4 dias tiveram um grande aumento nos resultados.
“Mas como diminuir um dia se com cinco eu já não dou conta?”. A gestão do tempo tá aí pra ajudar você a ter uma vida com mais saúde mental e evitar a tão temida sobrecarga.
Como fazer a gestão de tempo?
Para sua tristeza, não há nenhuma receita pronta para fazer uma gestão de tempo.
Ahh, Escola do Caos. Li até aqui pra isso? Sério mesmo?
Claro que não! Existem várias dicas que podem contribuir para que você tenha um dia mais produtivo, mas elas não são invariáveis como uma receita de bolo.
Isso quer dizer que você deve aplicá-las levando em conta o seu perfil, o tipo de trabalho realizado e, claro, a forma que você está se sentindo no dia.
Em alguns dias, por mais que a gente se esforce, não iremos render quase nada. Isso é totalmente normal e acontece com todo mundo, até mesmo com grandes líderes que acordam às 3 horas da manhã para meditar.
O problema ocorre quando você tem mais dias assim do que produtivos. Daí é necessário repensar e buscar formas de aumentar seu foco. Confira algumas dicas que podem ajudar nisso:
Escreva tudo que precisa ser feito
Chega de organizar todas as tarefas na sua mente. Isso, além de aumentar consideravelmente as chances de esquecer algo, também torna tudo mais difícil.
Por isso, anote tudo que precisa ser feito no dia, na semana e no mês em um lugar que seja visível. Há diversas ferramentas para isso, mas um bom calendário de mesa também serve.
Lembre-se que você não trabalha sozinho
Você não é uma super-heroína ou o deus Atlas para ficar segurando o mundo todo nos seus ombros.
Entenda que seus colaboradores estão ali para ajudar na realização das tarefas e que você, só, não consegue fazer tudo.
Delegue tarefas, lembrando de sempre especificar o que precisa ser feito e o que é esperado para evitar frustrações e retrabalho.
Nada de distrações!
Sempre que você for realizar uma tarefa, foque 100% nela. Deixe o celular fora da mesa, feche o e-mail para não ficar acompanhando e nem pense em abrir o WhatsApp para ver as mensagens no grupo da família (a gente sabe que são GIFs de bom dia, hein?!).
Uma boa ideia é fazer sessões de foco, como proposto pelo Método Pomodoro, por exemplo.
Vale ressaltar que ninguém consegue permanecer focado por 8 horas seguidas e tudo bem! Faça pausas, pegue uma xícara de café ou converse com alguém quando precisar espairecer e volte com foco total.
Curtiu as dicas? Veja esse vídeo super especial que a gente montou pra que você possa renovar a sua relação com o trabalho:
Ah, não deixe de nos seguir lá no YouTube para ver nossas dicas. Combinado? Esperamos você por lá!