As 16 dores mais comuns de quem se torna líder pela primeira vez

Ser líder é uma dádiva. Para alguns, no mínimo, uma arte. Todos os dias temos a oportunidade de influenciar a vida de nossos colaboradores, pares, chefes e até mesmo das famílias envolvidas destes stakeholders. Mas o mercado é implacável com os líderes! Basta olhar os livros sobre liderança e veremos sempre uma capa dizendo o que precisa ser feito:

O líder precisa ser motivador, inspirador, servidor (e ainda se servir por último), precisa dar feedback, estar sempre sorrindo, falar a verdade, ser transparente, fazer gestão de pessoas, processos, sistemas, tem que ser exponencial e … Ok! Você já entendeu.

É muita coisa! Será que não estamos sobrecarregando nosso líderes?

Foi pensando nisso que resolvemos investigar, aqui na Escola do Caosquais as reais dores dos líderes, mas fizemos isso perguntando para quem??? Para os próprios líderes! Pois é, ao invés de apenas lermos os livros, assistir às palestras do TED ou mesmo continuar participando de Congressos Internacionais (só esse ano foram 8!), resolvemos conversar com os líderes do mercado, nas mais variadas empresas, de todos os tamanhos e ramos de atividade e perguntar: Quais são as suas dores?

Colocar todas neste artigo seria desumano contigo, então, resolvemos quebrar a resposta de nossa investigação em três grandes temas. Aqui, você vai conhecer as primeiras 16 dores (Sim! Encontramos 16) focadas APENAS nos líderes de primeira viagem!

E claro, resolvemos também montar uma solução incrível com a galera do Uol Edtech para curá-las.

No final do artigo você vai poder baixar um material com a explicação pormenorizada das dores mais comuns de um novo líder ou de alguém que está prestes a se tornar um. Nos próximos artigos vamos te contar as dores de um Líder de Equipes (que já está na liderança há mais tempo) e por fim, as dores do Líderes Seniores, que precisam levar as empresas para uma nova realidade.

Então, quais são as dores mais comuns da Primeira Liderança?

Percebemos que as dores dos líderes podiam ser agrupadas por afinidade. Isso mesmo! Muitas dores eram tão parecidas que, para facilitar a explicação delas, resolvemos agrupá-las por semelhança. Temos três grandes “eixos” de afinidades das dores. Para o primeiro eixo de dores, demos o nome de FEELINGS, pois são dores relacionadas ao medo, ansiedade, necessidade de aceitação dos colaboradores, pares e chefes. Para o segundo eixo demos o nome de CONNECTION, pois vimos que existiam muitas dores relacionadas à como estabelecer vínculos e conexões com as pessoas. Por fim, chegamos ao eixo DRIVE, com as dores do líder para entregar resultados e crescer no cargo.

E assim nasceu o Programa Líder Alfa (Alfa vem da primeira letra do alfabeto grego – o primeiro, o início de tudo)

Tudo isso deu um baita trabalho, mas modéstia a parte, ficou incrível para ajudar líderes a serem cada dia melhores. Não se esqueça de baixar a lista completa no link. Vamos às dores levantadas!

  1. No papel de líder, é normal sentir medo e ansiedade?
  2. Será que não sou a pessoa para esse desafio?
  3. Como ajo com o time quando as coisas não estiverem bem?
  4. Gostaria que todos do meu time fossem parecidos comigo…
  5. Como começo a construir a minha liderança?
  6. Como devo me posicionar nas situações de crise?
  7. Como faço para que as pessoas queiram ir além da média?
  8. Qual a medida certa para quando preciso ser mais incisivo?
  9. Como faço para me aproximar das pessoas da equipe?
  10. Como faço para me tornar conhecido por minhas entregas?
  11. Virar líder mudará minha vida?
  12. Como fazer uma ótima distribuição de atividades?
  13. Ou entrego resultados ou paro minha vida para ensinar o time!
  14. Como falar o que as pessoas precisam ouvir sem acabar com a relação?
  15. Como ter a temperatura da minha performance?
  16. O que preciso aprender para evoluir como gestor? O que o mercado demandará daqui para frente?

 E aí? Chegou a hora de ouvir sua opinião.

Se você é um líder de primeira viagem, quais dessas dores mais te incomoda? E se você for um líder sênior, qual delas mais te incomodou?

No próximo artigo falaremos sobre os líderes de equipe! Clique aqui para baixar o Manual Completo.

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter