ANTICompetências: O que pode arruinar sua carreira e o clima na empresa?

Conheça a Tabela de ANTIcompetências Corporativas

Todos os dias ouvimos conselhos sobre quais competências são as mais relevantes para nos destacarmos no mundo corporativo. Mas que tal falarmos sobre as ANTICompetências?

Ou seja, aqueles comportamentos e atitudes tóxicas que contaminam as relações, dão vontade de jogar tudo para cima e mudar de empresa? Decidimos compilar as situações mais críticas em uma Tabela Periódica e estimular a discussão sobre quais destas situações você já viveu ou vive.

É a melhor forma de estimularmos que o mundo mude. Falando sobre o que incomoda.

Nossa tabela é tão grande (61 elementos) que dividimos os temas por famílias.

Vamos a elas:

ANTIcompetências pessoas.

São comuns as situações onde nos auto boicotamosdeixamos de fazer algo que acreditamos, ou mesmo colocamos em risco a nossa saúde em nome da empresa. Destaque especial para a anticompetência de Procrastinação e a Vitimização, sensação de que o mundo está contra nós;

Clique aqui para baixar a Tabela de ANTIcompetências!

ANTIcompetências com colegas.

Atire a primeira pedra quem nunca levou uma puxada de tapete ou mesmo uma facada nas costas de um colega de trabalho. Empresas que possuem um DNA de hiper competição perdem a oportunidade de estimular a colaboração, a confiança e a construção de um excelente clima de trabalho. E você? Como lida com situações onde seus “amigos” não perdem a oportunidade de te derrubar?

ANTIcompetências da Liderança

Muitos líderes não estão preparados para gerenciar pessoas. Assim, seus comportamentos acabam gerando conflitos e sensações ruins em seus colaboradores. Apontamos todas aquelas que conseguimos mapear, mas ainda assim sentimos que existem muitas outras. Já é um começo para que lideres analisem a tabela e pensem se não estão se comportando de uma maneira nociva.

ANTIcompetências socioambientais

Não é possível admitir que uma empresa destrua o ecossistema em nome do lucro. Sabemos que existem multas e críticas nas redes sociais que inibem empresas de tomarem atitudes destrutivas, mas ainda assim, estamos longe de termos casos isolados. É preciso lembrar o tempo todo que não existe um Planeta B.

ANTIcompetências com clientes

Durante muitos anos ouvimos a famosa frase: O cliente tem sempre razão. Depois: Nem sempre tem razão. Hoje, sabemos que o cliente é a razão. Mesmo assim, situações em que o cliente é enganado por falta de conhecimento, pouca malícia ou mesmo indução ao erro são comuns. Destaque para os itens: Goela abaixo e Falta de Transparência.

ANTIcompetências societárias

A sociedade é uma relação de transparência, confiança e doação. Mas é comum que a ambição, a inveja e a falta de ética floresçam e demonstre a verdadeira face de um dos sócios. Destaque especial para o Estelionato Corporativo e a Trairagem.

Te estimulo a fazer um download da Tabela de ANTIcompetências corporativas e discutir com seus colegas as situações tóxicas que precisam ser eliminadas do mundo corporativo.

Se alguma faltou, me avise. Já sabemos que “novos elementos” surgirão o tempo todo!

Vem conferir o primeiro episódio da temporada “ANTIcompetências Corporativas“.

Tá no ar lá no podcast Caos Corporativo! É só clicar aqui.

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter