Como criar uma estratégia de educação empresarial eficaz?

A educação empresarial é um dos pilares que sustentam o sucesso de qualquer organização.

É a partir dela que as equipes desenvolvem novas habilidades e conhecimento, ampliando suas competências para realizar um trabalho cada vez melhor.

Mas chegar lá nem sempre é um processo simples, já que existem muitas alternativas e estratégias a serem implementadas na hora de promover a aprendizagem do seu time.

Foi por esse motivo que preparamos esse conteúdo, com as dicas certas para que sua empresa seja capaz de implementar uma estratégia de educação empresarial que seja realmente eficaz. Confira!

Dicas para estruturar uma boa estratégia de educação empresarial

Já sabemos que a educação empresarial é essencial em qualquer negócio, mas a verdade é que nem toda estratégia é capaz de formar uma equipe de alta performance.

Antes de começar esse papo, bora refletir um pouco sobre esse processo de aprendizagem corporativa?

No episódio “Como aumentar meu conhecimento?”, o Podcast Caos Corporativo fala justamente sobre isso:

Agora, para colocar essa reflexão em prática, aqui vão algumas dicas de como chegar a soluções realmente eficazes, que ajudem a elevar o desempenho da sua empresa:

Fique por dentro das melhores abordagens educacionais

Tudo começa com a escolha de uma metodologia verdadeiramente eficiente, que seja capaz de levar conhecimentos relevantes aos seus colaboradores e ajudá-los a colocar esse aprendizado em prática.

Para isso, vale a pena conhecer as abordagens mais recentes, que conciliam o conhecimento teórico e o prático, promovendo uma aprendizagem que ganha sentido nas atividades cotidianas do seu time.

Deixe de lado a massificação do aprendizado

É claro que alguns conhecimentos são sempre válidos, seja qual for a empresa, como é o caso de algumas soft skills indispensáveis no mundo corporativo.

Por outro lado, uma educação empresarial massificada pode não levar em conta as particularidades de cada time, ou seja, as habilidades que já estão desenvolvidas e aquelas que precisam ser trabalhadas com mais ênfase.

Para uma aprendizagem significativa, é preciso encontrar soluções que foquem nas necessidades reais da sua equipe.

Foque em conteúdos verdadeiramente relevantes

Um passo importante para evitar essa estratégia de educação empresarial massificada é a seleção dos conteúdos a serem trabalhados.

Para promover uma aprendizagem que realmente transforme o trabalho realizado pelos seus colaboradores, vale a pena ouvir o que eles têm a dizer, identificando as suas necessidades e interesses.

Assim, fica mais fácil alinhar os objetivos da empresa ao preenchimento das lacunas de aprendizado da equipe.

Crie (e siga!) um cronograma

Sem um bom cronograma, não pode existir uma boa estratégia de educação empresarial.

Esse planejamento é fundamental para organizar os conteúdos, os momentos de aprendizagem da equipe e o acompanhamento dos avanços obtidos.

Além disso, é preciso que as próprias equipes estejam cientes dessas datas, para que se envolvam ativamente no processo.

Por isso, vale a pena prestar atenção à comunicação interna da empresa e manter o time informado.

Conte com a Escola do Caos

Com a ajuda da Escola do Caos, você tem acesso a tudo isso: metodologias atuais, ensino personalizado, conteúdos realmente relevantes e um planejamento cuidadoso de todo o percurso de aprendizagem.

Para ajudar a elevar o desempenho da sua organização em vários aspectos, temos as soluções de cultura, liderança e aprendizagem de que você precisa.

Quer saber mais sobre como a gente pode ajudar a sua empresa? Entre em contato e conheça melhor cada uma das nossas soluções!