Treinamento de feedback para líderes: conheça o START

Investir em um bom treinamento de feedback para líderes é sinônimo de melhora no desempenho de toda a equipe, inclusive da própria liderança.

Em um cenário de muitas transformações, que acontecem a todo momento, receber avaliações de desempenho é a melhor maneira de desenvolver uma atuação forte e consistente em qualquer setor da empresa.

É a partir dessas conversas que o colaborador passa a compreender quais aspectos do seu trabalho têm gerado bons resultados e quais deles precisam ser aprimorados para que a organização atinja os seus objetivos.

Para que isso aconteça, é claro, é preciso contar com lideranças que estejam preparadas para conduzir essa conversa, que nem sempre é fácil.

É por isso que, neste conteúdo, contamos pra você qual é a importância de investir em um treinamento de feedback para líderes, especialmente aqueles que estão descobrindo os desafios desse cargo pela primeira vez. Acompanhe!

Por que investir em um treinamento de feedback para líderes?

Muitas empresas já conhecem a importância de estabelecer uma cultura de feedbacks, dando devolutivas regulares para lideranças e colaboradores a respeito do seu desempenho.

Afinal, só assim é possível melhorar a atuação individual de cada pessoa que compõe a organização e, a partir daí, obter resultados conjuntos melhores.

Por outro lado, nem todas as empresas colocam esse princípio em prática.

Ao menos, é isso que os dados da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx) apontam.

Entre os 150 mil funcionários ouvidos durante o estudo, 20% afirmaram não receber avaliações periódicas do seu desempenho por parte das lideranças

Os resultados também mostram que 88% dos funcionários acreditam que avaliações contribuem para seu desenvolvimento profissional.

Ou seja, é preciso tomar medidas que coloquem em prática esse diálogo entre lideranças e colaboradores, investindo em um bom treinamento de feedback para os líderes.

Essa é uma oportunidade para que aprendam a dar boas devolutivas às equipes, mas também para que aprendam a recebê-las, mantendo a abertura necessária para ouvir críticas construtivas, que podem levar à melhora do seu próprio desempenho.

Nessas horas, entram em cena habilidades comunicativas que envolvem tanto saber se expressar corretamente quanto a capacidade da escutatória.

No episódio “Controle-se: Como lido com meu ego?”, do Podcast Caos Corporativo, você também pode acompanhar uma discussão muito rica a respeito desse ponto:

O que mais a primeira liderança deve aprender?

Liderar não é uma tarefa fácil e, para quem está enfrentando o desafio pela primeira vez, existem outras habilidades que também se fazem necessárias.

Por isso, além de garantir um bom treinamento de feedback para líderes, também é importante lembrar de outros pontos:

Autogestão

Tudo começa com a habilidade de autogestão, ou seja, a capacidade de reconhecer suas responsabilidades, suas necessidades e limitações.

Para isso, é preciso desenvolver uma boa gestão de tempo, inteligência emocional e um mindset de crescimento, que mantenha a liderança motivada a continuar evoluindo nessa função.

Gestão de times

Mas, é claro, além de gerir a si próprio, também é preciso saber fazer uma boa gestão de times.

Nesse sentido, é essencial que a liderança seja capaz de identificar o momento de delegar, apoiar, treinar e direcionar, mantendo sempre uma gestão de conflitos eficaz e um bom engajamento das equipes.

Foco nos resultados

Tudo isso deve estar alinhado a uma perspectiva focada nos resultados obtidos pela empresa.

Isso significa que é preciso saber desenvolver um bom plano de ação, ter uma visão estratégica e aplicar mecanismos como os feedbacks para cumprir os objetivos estabelecidos pela organização.

Parece tanta coisa, né?

A boa notícia é que, se você chegou aqui procurando por um treinamento de feedback para líderes, a Escola do Caos oferece isso e muito mais, com o START.

Com o nosso programa de desenvolvimento de primeiras lideranças, você garante que todas essas habilidades fundamentais sejam colocadas em prática na gestão da sua empresa.

Conheça o START e conte com essa solução da Escola do Caos para elevar o desempenho das suas lideranças!