Cargos de liderança trazem consigo muitos desafios que levam ao bom e velho questionamento: como se tornar um bom líder?
Se você está iniciando esse caminho, já deve ter notado que a tarefa de liderar uma equipe pode gerar incertezas e inseguranças que prejudicam sua autoconfiança ao cumprir esse papel.
A notícia boa é que, com as dicas certas, tudo pode ficar um pouco mais fácil, inclusive a tarefa de gerir uma organização.
Quer saber como se tornar um bom líder? Vem com a gente conferir nossas dicas para quem ainda está começando!
Como se tornar um bom líder?
Cargos de liderança são o maior objetivo de muitos colaboradores e também podem se tornar seu maior desafio.
Afinal, influenciar pessoas da sua equipe de forma positiva e garantir um bom trabalho por parte de toda a organização podem ser tarefas bem assustadoras à primeira vista.
Por isso, pensamos em algumas dicas de ouro para quem está começando a assumir essas responsabilidades e que podem ajudar você a entender como se tornar um bom líder. Confira:
Conheça a sua equipe
Seu papel como líder é guiar sua equipe em busca dos melhores resultados para a empresa, para isso é preciso entender o que cada um de seus membros pode trazer para o dia a dia da organização, além de quais pontos podem ser aprimorados na atuação de cada colaborador.
Lembre-se: todo o trabalho que mantém uma empresa de pé é executado por pessoas e você deve conhecê-las.
Saiba como se comunicar
Para uma liderança de equipe de alta performance, mas que não deixe de ser humana, uma boa comunicação é sua maior aliada.
Ouvir as impressões da sua equipe e adotar uma postura menos impositiva podem ser formas de criar um ambiente organizacional com mais respeito, compreensão e, consequentemente, bons resultados.
Nesse sentido, é importante se questionar: se você quer entender como se tornar um bom líder, está disposto a ouvir as pessoas que lidera?
Não tenha medo de dizer não
Não. Essa palavra tão curtinha pode ser motivo de bastante desconforto, tanto para quem a ouve quanto para quem a diz.
No dia a dia de um líder, ela pode acabar se tornando bastante presente, mesmo que você esteja disposto a ouvir sua equipe e acolher suas sugestões e pedidos.
Afinal, estar aberto a um diálogo não significa acatar tudo que for proposto, mas considerar verdadeiramente cada ideia e avaliar se elas são vantajosas para a organização como um todo.
Assim, invista sempre em uma comunicação positiva e na troca com os colaboradores, mas não deixe que isso se torne uma imposição negativa sobre a sua atuação.
Use ferramentas para facilitar seu dia
Se o ritmo acelerado da liderança de uma organização é uma das suas preocupações, lembre-se de que a tecnologia pode ser sua melhor amiga.
Equipamentos de qualidade, que possam desempenhar múltiplas tarefas, e ferramentas de organização podem fazer a diferença no dia a dia de todo profissional que tem que lidar com uma grande demanda de trabalho.
Plataformas online de planejamento e softwares integrados com o restante da empresa podem facilitar muito seu dia a dia.
Estude muuuuuuito
Você já se dedicou muito a aprender sobre a sua área, trabalhou por longos anos e finalmente chegou até um cargo de liderança. Agora, é só aproveitar o resultado do seu esforço e ficar numa boa, certo?
Infelizmente (ou felizmente) não é bem assim. Hoje em dia, a formação continuada é uma realidade cada vez mais possível para profissionais de vários segmentos, principalmente com o crescimento dos cursos on-line no Brasil.
Assim, ao continuar seus estudos e aprender cada vez mais sobre seu papel como líder, você tem acesso às informações que outros profissionais levaram anos para descobrir.
Por isso, não subestime o poder de uma boa formação para entender como se tornar um bom líder!
E quando o assunto é a capacitação de novas lideranças, a Escola do Caos tem a solução ideal para o RH de qualquer empresa.
O START é um programa voltado para a formação de primeiras lideranças que serão capazes de revolucionar a atuação de suas organizações, com os conhecimentos e a imaginação necessários para fazer a diferença.
Vem ver um pouquinho mais de tudo que o START tem a oferecer: