Não importa se você está começando agora na liderança ou se está há algum tempo na vaga, é preciso conhecer as tendências para 2023 para aprimorar suas habilidades e adaptar sua gestão.
Se a sociedade está em constante mudança, o que te faz pensar que continuar tratando seu time da mesma forma é a melhor abordagem? Assim como os consumidores desenvolvem novas exigências, as pessoas sob seu comando também.
O mundo não é mais o mesmo, e você tem que parar de implementar as mudanças só depois que todo mundo já fez. Está na hora de ficar à frente das transformações do mercado e executar uma liderança top para sua equipe.
O que é liderança?
Afinal, o que significa liderança? É uma função, uma posição, uma aptidão que uma pessoa tem dentro de um grupo. Essa pessoa é responsável por liderar, ou seja, direcionar o que cada integrante deve fazer.
Mas não é apenas indicar o que deve ser feito. O conceito de liderança também exige que a pessoa:
- Tenha atitudes que unam o grupo;
- Faça escolhas para o bem de todas as pessoas;
- Se certifique de que cada um cumpra com seu papel;
- Represente os direitos do grupo e garanta que cumpram com seus deveres;
- Fique responsável por analisar as situações, tomar as melhores decisões e assumir os riscos.
E isso tudo exige que a pessoa líder tenha ou desenvolva algumas habilidades para conseguir alcançar seus objetivos, como empatia, confiança, motivação e boa comunicação.
Também é necessário que seja boa ouvinte, tenha transparência, tenha boa relação interpessoal com o grupo, goste de trabalhar em equipe, saiba manter um bom clima entre as pessoas, conheça as melhores formas de dar feedback, saiba organizar as tarefas e o melhor jeito de executá-las.
Qual é a tendência de liderança para 2023?
A pessoa líder representa a equipe, certo? E o que te vem na cabeça quanto à figura? É a pessoa que leva os créditos pelos resultados das pessoas sob seu comando?
Hoje, liderar é uma façanha que coloca essa pessoa por trás dos bastidores, mas que continua sendo responsável por tudo de bom e ruim que acontece. E é isso o que é a liderança sherpiana.
Esse nome vem do povo sherpa, que vive logo na base na montanha Everest. São essas pessoas que guiam os alpinistas pela montanha, porque sabem tudo sobre ela, o tempo ideal para escalar, os caminhos mais seguros e o que deve ser feito em caso de adversidades.
Mas adivinha só, quando chegam lá no topo, não são os sherpas que ganham o reconhecimento. Sabe o que eles fazem lá em cima? Tiram fotos dos alpinistas, que ganham todo o mérito dessa conquista. E depois? Eles guiam todo mundo de volta para segurança e depois seguem seu caminho.
Eles sabem que sem eles não seria possível que metade dos alpinistas chegassem ao topo ou mesmo que sobrevivessem a essa jornada. Mas você acha que isso muda alguma coisa para eles? Não, porque esse é o papel que eles assumem.
Portanto, a liderança sherpiana se trata de garantir que sua equipe atenda às expectativas e entregue os resultados, ou seja, que chegue ao topo da montanha.
A vaidade deve ficar para trás e o desenvolvimento do time deve vir em primeiro lugar. Você deve compartilhar seu conhecimento, sem ter medo que alguém da equipe “roube” seu lugar. Oras, se uma pessoa ficou tão boa quanto você, é porque você foi um excelente professor e cumpriu seu papel.
Baixe sua revista caótica e leia muitos outros conteúdos! Garanta a sua quarta edição agora mesmo. escoladocaos.com.
Tipos de líderes
Há diferentes tipos de liderança, justamente porque cada pessoa é única. E isso se refere às pessoas na liderança e as pessoas na equipe. Aliás, a cultura de empresa é outro fator que influencia a forma que uma pessoa deve liderar as outras.
Por isso, você tem que conhecer os outros estilos de liderança, para conseguir escolher aquela que mais se encaixa com a equipe e com a empresa.
O que é liderança autocrática?
A liderança autocrática, também conhecida como autoritária, o próprio nome já diz muito sobre ela. A pessoa toma todas as decisões sozinha, sem levar em consideração a opinião da equipe. Então, é aquela pessoa que dá ordens e espera que as pessoas sob seu comando as cumpram, sem objeções.
Aqui, há pouco espaço para a criatividade e a pessoa líder tem o poder de decisão todo concentrado nela. Mas há muitas vantagens nesse estilo também, porque as decisões são tomadas rapidamente, as tarefas são organizadas e a equipe sofre com menos estresse.
O que é liderança democrática?
A liderança democrática, ou participativa, é um estilo mais flexível porque incentiva a participação das pessoas. Aqui, todos são ouvidos e todas as opiniões importam. Mas não é da boca para fora, a pessoa líder realmente tem interesse em saber o que a equipe acha e suas ideias podem ser colocadas em prática.
E mesmo que seja algo que a liderança não seja capaz de mudar, sempre vai querer saber qual é o posicionamento da equipe, para explicar a situação e promover um ambiente melhor. Isto é, há um constante feedback de tudo o que é feito e acontece para o time.
Leia mais:
O que é liderança liberal?
Este tipo de líder abre totalmente mão do poder e deixa sua equipe tomar as decisões. A liderança liberal é um estilo em que a pessoa não assume os riscos e os erros que acontecem, porque sua equipe é autônoma para tomar as decisões que achar mais adequada.
A principal característica desse modelo é que as pessoas do time têm total liberdade para fazerem o que quiserem e do modo que preferirem. Por isso, ele é mais indicado para equipes mais maduras, onde cada participante sabe exatamente seu papel.
O que é liderança situacional?
A liderança situacional é um tipo de liderança que transita entre os outros tipos conforme a necessidade do momento, ou seja, muda de acordo com as situações para que a equipe enfrente os desafios com mais agilidade e eficiência. É um modelo que foi baseado pelos estudiosos Paul Hersey e Kenneth Blanchard.
Portanto, a pessoa líder tem que saber avaliar o cenário da empresa, o mercado, seu time, suas habilidades (dela e das outras pessoas) e o que está sendo exigido no momento e relacionar todas essas informações.
Veja mais sobre:
Curso de liderança
Saber liderar é uma competência que você pode aprender sim. Tudo bem, muitas pessoas têm perfil para a função, mas isso não significa que são perfeitas e que não precisam melhorar outras habilidades.
Da mesma forma, uma pessoa que poderia não ter a mesma facilidade para o cargo, pode acabar exercendo uma liderança muito mais eficiente do que a pessoa com talento nato.
Tudo se resume ao curso de liderança e gestão de pessoas que você decide fazer. Aqui na Escola do Caos, você encontra 3 programas que foram desenvolvidos com base no conhecimento de líderes experientes e a astúcia da nossa equipe.
Assista a esse vídeo aqui embaixo para conhecer um pouco mais sobre a gente e o qual é nossa proposta no mundo corporativo:
A Escola do Caos é uma escola que não vai te ensinar a criar ordem na sua empresa, mas que vai te preparar para lidar com o caos do mundo Bani. Quanto mais cedo você entender que há coisas fora do seu controle, mais cedo você vai conseguir enfrentar os desafios do mercado.
Você precisa sair da zona de conforto e se jogar nas nossas soluções de treinamento de liderança: