Dinâmica RH, por que você deveria investir nessa atividade?
Profissionais de Recursos Humanos têm uma grande responsabilidade nas mãos. É seu dever recrutar e selecionar os melhores talentos, além de treinar as habilidades necessárias para que a organização alcance suas metas de negócio.
Nesse sentido, as dinâmicas de grupo são um excelente instrumento para identificar habilidades intrínsecas e desenvolver aquelas que levarão o colaborador a galgar uma nova posição na empresa.
Quer saber como usar a dinâmica RH ao seu favor? Fique de olho nas dicas que trouxemos.
O que é uma dinâmica RH?
As dinâmicas de grupo são atividades práticas usadas por analistas e gestores de Recursos Humanos para identificar habilidades que, muitas vezes, não ficam aparentes durante uma conversa, por exemplo.
Dinâmica RH: para que serve?
As dinâmicas de grupo podem ser usadas como ferramenta auxiliar em um processo seletivo, para identificar o perfil dos candidatos e se estes combinam com a vaga. Nestas atividades, é possível identificar:
- Motivação;
- Raciocínio lógico;
- Proatividade;
- Se a pessoa trabalha bem em equipe;
- Seus princípios e valores éticos.
Mas, também, são aliadas na hora de desenvolver soft skills importantes para o funcionamento do negócio, como liderança, resiliência e gestão do tempo.
E acima disso, podem ser usadas para reforçar o vínculo entre a equipe em momentos de reestruturação, fusão ou até mesmo mudanças no organograma, como é o caso do Team Building, por exemplo.
Quais os tipos de dinâmica RH?
A dinâmica RH é uma atividade versátil que pode ser usada tanto em processos seletivos, quanto em períodos de grandes mudanças organizacionais. Veja a seguir os tipos mais comuns de dinâmica RH e em que momento são usadas:
Dinâmica RH de apresentação
São mais comumente realizadas em processos seletivos, no qual o recrutador precisa conhecer o candidato. Nessa dinâmica, faz-se perguntas como, “Qual seu nome?” “De onde você é?” “O que te trouxe até aqui?”, “Como ficou sabendo da vaga?”
A ideia é avaliar a oratória do candidato, entender um pouco mais sobre a sua história de vida e saber se ele se preparou minimamente para a dinâmica.
A depender da resposta do candidato, é possível ainda observar sua determinação e até a sua personalidade.
Dinâmicas de descontração ou “quebra-gelo”
Se você está trabalhando com um grupo heterogêneo, ou seja, que não tem muita intimidade ou que são de áreas diferentes da empresa, pode ser necessário realizar uma dinâmica dessas para trazer relaxamento aos participantes.
Dinâmicas de integração
A dinâmica RH do tipo integração é bastante usada para incentivar a troca de experiências entre os participantes.
Nesse tipo de dinâmica, os participantes são incentivados a expor opiniões sobre determinados assuntos e usar a comunicação para defender seus pontos de vista.
Essas atividades ajudam os participantes a conhecer melhor os valores do grupo e reforçam o vínculo com o time, a partir do momento que percebem que seu colega pensa do mesmo jeito.
Dinâmicas de liderança
Na dinâmica RH de liderança, são avaliadas habilidades como flexibilidade, comunicação e capacidade de comandar e delegar.
Em caso de recrutamento interno, essa dinâmica pode ser usada para identificar talentos internamente que possam substituir líderes em processo de aposentadoria ou novas posições gerenciais.
Nos casos em que a empresa tem um plano de carreira para cada colaborador, essa dinâmica pode ser usada para treinar as habilidades necessárias para assumir novas posições dentro da empresa ou resolver gaps de competências que a função exige.
Dinâmicas de trabalho em grupo
Está com um conflito na equipe ou as metas do setor não estão sendo alcançadas? Então, você precisa de uma dinâmica de trabalho em grupo.
Esse tipo de dinâmica RH é ideal para fortalecer o vínculo entre o grupo e demonstrar que quando estão unidos, fica mais fácil resolver os problemas.
Essa atividade trabalha:
- Capacidade de persuasão;
- Paciência para ouvir;
- Resolução de problemas,
- Trabalho em equipe;
- Liderança e empatia.
Normalmente, criam-se problemas fictícios, os quais a equipe precisa trabalhar em grupo para chegar a uma conclusão.
Dinâmicas de grupo eficientes para identificar habilidades
Bom, agora que você já sabe o que é e para que serve a dinâmica RH, vamos conhecer algumas dinâmicas de grupo eficientes para verificar competências e habilidades no seu time:
Caixa misteriosa
Essa dinâmica RH ajuda a identificar a habilidade de o colaborador trabalhar sob pressão.
A atividade consiste em pegar uma caixa misteriosa e pedir para os participantes passarem a caixa entre cada um enquanto a música toca.
Assim que a música parar, o líder da atividade deve pressionar o participante que está com a caixa na mão, com palavras como:
- Você quer mesmo abrir a caixa?
- O que está dentro dela poderá significar a sua saída da atividade;
- Ou pode colocar em risco o sucesso do grupo.
A ideia dessa dinâmica é avaliar o quanto o colaborador se rende à pressão externa e o que ele considera na hora de tomar suas decisões, o bem coletivo ou as suas necessidades.
Dinâmica RH das mãos dadas
Essa dinâmica é perfeita para identificar as habilidades necessárias para se trabalhar em equipe e estimular a liderança situacional entre os participantes. Ela mostra como a união entre a equipe pode trazer benefícios para todos.
Para iniciar, peça aos participantes que formem um círculo e deem as mãos, oriente que cada um memorize o participante que está posicionado ao seu lado esquerdo e direito.
Então, peça que dispersem o círculo e se posicionem em cima de uma cartolina colocada no centro da sala. Nessa hora, pode acontecer um verdadeiro caos, pela sensação de que não há lugar para todos em cima da cartolina, mas tudo bem.
Por fim, sem que saiam de cima do papel, solicite que tentem lembrar quem eram os participantes que estavam ao seu lado no círculo, e então tentem dar as mãos novamente, tentando recriar a formação do círculo.
Dinâmica RH da criatividade
Essa dinâmica permite avaliar quão criativo é o grupo com o qual está trabalhando e observar a forma como cada um lida para resolver os problemas impostos.
Para colocar essa dinâmica RH em prática, você pode sugerir a criação de uma empresa para solucionar um problema difícil, na qual os participantes devem apresentar sua logomarca, nome da empresa, e especialmente qual solução ela vende.
A ideia dessa dinâmica é avaliar o processo criativo de cada um, além de verificar aqueles que possuem características naturais e aqueles que são mais pragmáticos.
Agora que você já sabe mais sobre a dinâmica RH e conferiu algumas atividades práticas para realizar com a sua equipe, conheça a Escola do Caos.
Escola do Caos
Uma escola de liderança e inovação, com uma proposta simples e ousada: estimular pessoas e empresas a provocarem rupturas, reinventarem seus mercados e construírem o futuro hoje, a partir do CAOS ressignificado.
O nosso método de aprendizagem é baseado em situações caóticas do mundo corporativo e se baseia em três pilares:
- Re-imagine: provocações pouco usuais do dia a dia e simulações de situações ruins, como a perda de um cliente, por exemplo;
- Re-invent: se cada situação apresentada na etapa anterior fosse real? Quais seriam as ações? Nessa etapa a base para a discussão de soluções é a ideação e a colaboração;
- Re-learn: quais aprendizados esse processo nos traz? Quais competências preciso desenvolver para lidar com situações como esta? Há alguma soft skill ideal para se preparar para isso?
Nossos programas são elaborados para desenvolver as habilidades mais desejadas pelo mundo corporativo.
Conheça o programa Liderança Alfa
Na liderança existem milhares de “perrengues”, que são ainda maiores quando se assume essa posição pela primeira vez. Afinal, o que muda depois de uma promoção?
Se considerarmos os modelos de trabalho remoto ou híbrido, a comunicação fica ainda mais comprometida e muitas dúvidas podem assombrar os líderes, mesmo os mais experientes:
“Devo continuar falando com o time da mesma forma? Mudo o tom de voz? Devo ser menos brincalhão? Melhor me afastar e cortar relações de muita intimidade? É normal sentir medo quando se assume um cargo de liderança? Como desenvolvo meu time?”
Pois é… Alfa significa o começo de tudo, além de ser a marca da liderança, a referência a ser seguida.
Para construir esta jornada, a Escola do Caos foi investigar o que deixa os líderes recém-promovidos de “cabelo em pé”.
Mapeamos todas as preocupações dessa galera, suas angústias e necessidades e transformamos tudo isso em um programa atual, dinâmico e leve, além de ser legal pra caramba…
Quer saber mais sobre como o programa Liderança Alfa pode ajudar a sua organização a desenvolver as habilidades necessárias para uma liderança assertiva?
Acesse o QR Code abaixo e saiba detalhes sobre o programa.
Mas se você procura cursos de gestão de pessoas e liderança para líderes que já estão há um tempo em cargos de liderança, e precisam renovar os seus conhecimentos, então o programa de liderança Beta é o que você precisa:
Conheça o Programa Liderança BETA
Se você acha que, mesmo sendo líder, ainda tem muita coisa para aprender, este é o programa certo!
Beta significa algo que pode ser melhorado. Claro! Você já caminhou por uma importante jornada, já tem experiência em vários temas relacionados à liderança, mas aqui entre nós convenhamos algo: tudo evolui tão rápido que às vezes temos a sensação de que estamos parados no tempo!
A Liderança Beta é uma jornada voltada para líderes que querem dar um upgrade importante em sua liderança, querem evoluir para se tornarem líderes ainda mais inspiradores.
Para construir o Programa Beta, a Escola do Caos conversou com diversos líderes sobre seus grandes desafios para crescer. Percebemos que muitas dores são parecidas. E o caminho para um líder se aperfeiçoar é quase sempre o mesmo.
Portanto, se você acha que precisa crescer, o “fermento” para isso está aqui, à sua disposição. Acesse nosso site e saiba mais sobre o programa.
E para tempos de grandes mudanças, que exigem a transformação de todos os processos da companhia, conte com um programa que vai fazer as lideranças repensarem o seu papel na cultura organizacional:
Conheça o Programa de Liderança Ômega
Esta é a jornada para o líder que tem a missão de transformar as suas organizações, indo muito além da gestão cotidiana.
No Ômega, os líderes serão provocados a pensar sobre seu papel na cultura de seus negócios, na transformação de seus processos e na redefinição do sonho de sua organização.
Nesta jornada, os líderes vão aprender sobre:
- Legado;
- Novas equipes invisíveis;
- Como prosperar no caos;
- Novas relações de poder;
- Como usar a cultura a favor do negócio;
- Tendências de Global Mindset.
Acesse o QR Code abaixo e saiba sobre o nosso Programa de Liderança Ômega:
Caoslab
Nessa experiência, a ideia é provocar a crise antes que aconteça, para extrair o melhor que ela nos traz: a experiência, a resiliência, a capacidade de mudar.
O Caoslab é uma imersão real nos problemas corporativos fazendo com que a aprendizagem aconteça de maneira poderosa.
A ideia é redesenhar as soluções, reimaginar as situações reais e reinventar a forma como a organização lida com as adversidades.
Quer ver isso funcionando aí na sua empresa?
Entre em contato com a gente e conheça todas as nossas soluções de dinâmicas de RH: