Será que você tem o estilo certo de liderança?
Muito provavelmente, não. Isso porque não existe um, mas vários tipos de liderança que as pessoas demonstram em momentos distintos.
E mais importante do que perguntar qual o estilo de liderança ideal, você deve responder: que tipo de liderança a sua empresa precisa?
Para isso, primeiro é necessário entender qual o seu tipo de liderança e como pode usá-lo para liderar com sucesso.
Quer saber mais sobre os tipos de liderança?
Continue lendo o artigo!
Quais os tipos de liderança?
Se você desconfia, mas não tem certeza do seu estilo de liderança, uma boa ideia é perguntar para a sua equipe.
Se você não tem essa intimidade com eles, com certeza pode se encaixar no primeiro item da nossa lista. Conheça agora alguns tipos de liderança nas organizações:
Liderança autoritária ou autocrática
Nesse estilo de liderança, o líder costuma tomar as decisões sozinho, sem a participação da equipe. É aquele que dá as ordens e só espera que a equipe as cumpra.
Você não verá um brainstorming em uma reunião com um líder autocrático. Criatividade também não é uma característica de equipes lideradas por esse estilo de liderança.
Por outro lado, esse líder tem um alto poder de tomada de decisão e pode se sair bem em momentos de crise por ser mais incisivo e intuitivo.
O problema é que esse tipo de liderança costuma sobrecarregar demais o profissional, que acaba assumindo muitas responsabilidades em nome da equipe.
Leia mais sobre:
Liderança participativa ou democrática
Nesse estilo de liderança, o profissional costuma ser mais aberto às opiniões da sua equipe e está sempre solicitando a participação de todos.
Assim, você sempre vai ouvir um líder democrático falando: “O que você acha disso?”, antes de tomar uma decisão. Ele vai buscar a aprovação da sua ideia trazendo o assunto para o debate.
Esse estilo de liderança leva as pessoas a fazer o que você quer que seja feito, mas de uma maneira que elas queiram fazer.
Além disso, o feedback é constante em uma equipe gerida por um líder democrático. As pessoas se sentem seguras porque sabem que podem expressar suas opiniões sem serem mal vistas.
Liderança delegadora laissez-faire
A característica principal desse estilo de liderança é a autonomia. O líder que tem esse estilo interfere muito pouco na equipe e nas decisões do time. Prefere deixá-los trabalhar com autonomia e liberdade criativa.
A filosofia “deixe-os fazer” é o que funciona melhor com equipes autogerenciáveis e profissionais que não precisam de muita orientação para desempenharem suas tarefas.
Liderança visionária
Esse é um dos tipos de liderança no qual o líder tem alta capacidade lógica e analítica. Esse líder orienta a equipe no que ela precisa fazer e mostra o caminho mais curto para alcançar o objetivo.
Estes líderes são capazes de inspirar a equipe porque são muito focados e conseguem ter uma visão ampla do problema.
No entanto, por serem muito racionais, os profissionais com esse tipo de liderança podem ter dificuldades de relacionamento com a equipe.
Leia mais sobre:
Liderança treinadora ou coaching
Esse é um dos tipos de liderança que priorizam o desenvolvimento individual das habilidades da equipe. Ele pode identificar facilmente os gaps de cada um e o que os motiva.
Um líder com essa característica ajuda sua equipe a definir metas para alcançar seus objetivos pessoais e fornece feedback constante para que todos continuem focados em suas metas.
Além disso, esse tipo de líder ajuda cada um da equipe a descobrir seus talentos natos e os motiva a desenvolverem essas habilidades.
Liderança transformacional
Esse tipo de líder costuma ter uma visão ampla do negócio e não perde muito tempo com atividades detalhadas.
Ao contrário do líder estilo coaching, que enxerga as habilidades individuais, o líder transformacional pensa grande e nos objetivos macro da organização.
Esse estilo de liderança é muito procurado quando a empresa precisa passar por grandes mudanças de cultura.
Um exemplo desse tipo de liderança é o CEO da Netflix, Reed Hastings, ele foi responsável por transformar o modelo de negócio da Netflix de DVDs para a inovadora área do streaming.
Liderança carismática
Esse tipo de líder costuma levar grandes multidões consigo, porque são apaixonados pelo que fazem e gostam de manter um relacionamento estreito com colaboradores.
É aquele tipo de líder que vai de sala em sala e gosta de perguntar o que as pessoas estão achando dos rumos que a empresa está tomando.
Liderança burocrática
Nesse estilo de liderança, o líder segue regras rígidas para gerenciar as tarefas e a equipe. Costuma ser muito visto em áreas administrativas que têm prazos curtos e regras operacionais rígidas.
Winston Churchill era um líder burocrático, ele tinha um sistema estruturado para garantir que as pessoas realizassem suas tarefas conforme o planejado.
Ao contrário do líder transformacional, o líder burocrático é meticuloso e detalhista, e quer saber exatamente o que está acontecendo ao seu redor.
Liderança pacesetter
Esse é um estilo de liderança focado em desempenho. É um dos líderes mais eficientes quando se precisa de resultados rápidos na empresa.
São conhecidos por estabelecer altos níveis de desempenho para a equipe e a responsabiliza pelo não atingimento das metas.
Esses tipos de líderes precisam de uma equipe extremamente competente para alcançar os objetivos.
O próprio Steve Jobs já foi definido como um exemplo de líder que misturava os estilos visionários e pacesetter. No Brasil, o empresário Eike Batista é considerado um líder pacesetter.
Liderança servidora
Um líder com essa característica coloca as pessoas em primeiro lugar e está sempre disponível para ajudar.
Esse profissional se vê como um instrumento para as pessoas alcançarem seus objetivos.
Liderança transacional
Nesse estilo de liderança, o líder costuma conduzir a sua equipe por meio de metas e objetivos. E usa da recompensa como forma de motivar a sua equipe, mas quando os resultados não agradam, pode usar de punição.
É aquele líder que é ovacionado pelas emendas de feriado, mas também temido por seu alto grau de exigência.
Esse é um dos tipos de liderança que mais se encaixa em organizações que trabalham com vendas e têm metas arrojadas, especialmente no curto prazo.
Por outro lado, esse tipo de líder não é o mais adequado para liderar equipes que dependem da criatividade para realizar o seu trabalho.
Um bom exemplo do líder transacional é o gerente de banco, que estipula metas individuais para a sua equipe e premia cada um de acordo com o seu desempenho.
Leia mais sobre:
Bom, agora que você já sabe quais são os tipos de liderança mais comuns, vem a pergunta:
Qual o melhor tipo de liderança?
Qual o tipo de liderança ideal?
O que você precisa considerar é que, independentemente dos tipos de liderança organizacional existentes, não há o melhor tipo de liderança. O que há é o tipo mais adequado para a sua empresa.
Para liderar com sucesso é preciso inspirar a equipe a dar o seu melhor e extrair de cada um as suas habilidades naturais.
E mesmo que o líder atual da sua área não seja o tipo de liderança mais adequado para ela, saiba que é possível treinar algumas habilidades.
Antes de mais nada, um líder precisa ter as seguintes características:
- Autoconfiança;
- Paciência;
- Energia para realizar;
- Flexibilidade;
- Foco no resultado;
- Paixão pelo o que faz;
- Abertura a novas ideias;
- Comunicação interpessoal;
- Capacidade de motivar os outros;
- Habilidades para gerenciar múltiplos projetos;
- Habilidades de liderança.
Se você não tem todas as habilidades acima, fique tranquilo!
Foque naquilo que sabe fazer bem e identifique as habilidades que precisa desenvolver. Assim, vai conseguir liderar com sucesso qualquer time ou projeto.
E se precisar de ajuda para desenvolver as habilidades mais desejadas pelo mercado, conte com a nossa expertise!
Conheça a Escola do Caos
Uma escola de liderança e inovação, com uma proposta simples e ousada: estimular pessoas e empresas a provocarem rupturas, reinventarem seus mercados e construírem o futuro hoje, a partir do CAOS ressignificado.
O nosso método de aprendizagem é baseado em situações caóticas do mundo corporativo e se baseia em três pilares:
- Re-imagine: provocações pouco usuais do dia a dia e simulações de situações ruins, como a perda de um cliente, por exemplo;
- Re-invent: se cada situação apresentada na etapa anterior fosse real? Quais seriam as ações? Nessa etapa a base para a discussão de soluções é a ideação e a colaboração;
- Re-learn: quais aprendizados esse processo nos traz? Quais competências preciso desenvolver para lidar com situações como esta? Há alguma soft skill ideal para se preparar para isso?
Conheça o Programa Liderança BETA
Se você acha que, mesmo sendo líder, ainda tem muita coisa para aprender, este é o programa certo!
Beta significa algo que pode ser melhorado. Claro! Você já caminhou por uma importante jornada, já tem experiência em vários temas relacionados à liderança, mas aqui entre nós convenhamos algo: tudo evolui tão rápido que às vezes temos a sensação de que estamos parados no tempo!
A Liderança Beta é uma jornada voltada para líderes que querem dar um upgrade importante em sua liderança, querem evoluir para se tornarem líderes ainda mais inspiradores.
Para construir o Programa Beta, a Escola do Caos conversou com diversos líderes sobre seus grandes desafios para crescer. Percebemos que muitas dores são parecidas. E o caminho para um líder se aperfeiçoar é quase sempre o mesmo.
Portanto, se você acha que precisa crescer, o “fermento” para isso está aqui, à sua disposição.
Acesse nosso site e saiba mais sobre o programa.