Uma dúvida habita a cabeça e o coração de muita gente: qual a hora certa para pivotar a carreira ou mudar de empresa? Especialistas afirmam que uma boa dica é estar atento ao seu comportamento às noites de domingos. Se rolar aquela falta de vontade pesada de começar mais uma semana, este é um grande sinal de alerta.
Fazer uma profunda autoanálise será fundamental. A partir daí, você pode pensar em começar a traçar novas rotas para a sua carreira. Mudar de função, correr em busca da tão sonhada promoção, trocar de área ou até de carreira.
O importante, independentemente dos passos que planeja dar, é seguir aprendendo, evoluindo, se aperfeiçoando e, claro, sendo feliz nessa jornada.
O que você espera da sua carreira?
Algumas perguntas básicas podem ajudar a clarear dúvidas sobre o que esperar da própria carreira. Como estou me sentindo na posição em que estou? O quanto estou satisfeito? O quanto o que faço está alinhado com os meus propósitos? Me sinto realizado? Ainda aprendo com as minhas atividades? Qual é o próximo passo que quero dar?
Esse roteiro oferece uma boa direção para definir seu momento na carreira. Em muitas corporações, há momentos de avaliação de desempenho e eles são positivos para fazer uma análise de onde você se encontra e para onde quer ir.
Plano de carreira
Uma forma de reter talentos é ter um plano de carreira bem estruturado. Muitas corporações criam programas nos quais os colaboradores podem ir galgando degraus dentro da empresa. Ele costuma ser apresentado durante a contratação.
Nele, constam as funções, hierarquia e competências necessárias para obter promoções futuras. Dessa forma, os profissionais têm conhecimento das áreas e o que podem e precisam desenvolver para chegar a determinada posição dentro da corporação. Serve como estímulo para funcionários ampliarem suas habilidades, por exemplo.
Mapa de carreiras
A partir daí, é possível traçar o seu mapa de carreira ou seja preparar um plano com os passos que você precisará dar para chegar ao seu objetivo. Para isso, será fundamental ter um profundo autoconhecimento.
Faça um roteiro elencando algumas informações. Saiba quais são seus pontos fracos e veja como trabalhá-los. Também fique atento aos seus pontos fortes e busque lapidá-los.
Aposte em cursos e treinamentos. Muitas empresas estão investindo em diversos programas para que seus colaboradores estejam constantemente atualizados. Converse com seu líder ou colegas que possam ajudar a direcioná-lo.
Leia mais sobre:
Coaching de carreira
Agora se você está em uma fase de decisão sobre a carreira profissional e não tem claro o que quer ou qual o seu sonho de futuro, talvez investir em um coaching de carreira pode ser uma saída.
Claro que será necessário ter recursos ou uma reserva para isso. Dependendo do profissional escolhido, o valor pode ser elevado. Serão realizados encontros semanais, quinzenais ou até mensais. Podem ser presencial ou on-line.
Esse especialista irá ajudá-lo a perceber quais são seus potenciais, o que o faz brilhar os olhos e por que determinada profissão pode ou não realizá-lo. Com isso, estratégias poderão ser traçadas para fazer com que chegue onde almeja.
Fique por dentro: