Blog

Aprendizagem organizacional: conheça 5 erros que podem prejudicá-la

Em uma era de mudanças constantes, a aprendizagem organizacional é o segredo das organizações que se mantêm atualizadas e inovadoras. 

Ao desenvolver novas habilidades nas lideranças e nas equipes, fazemos com que sua atuação se torne mais eficaz, promovendo os conhecimentos necessários para aumentar sua produtividade e sua motivação. 

O Relatório de aprendizagem no local de trabalho (2024), realizado pelo LinkedIn, mostra que 8 em cada 10 pessoas afirmam que a aprendizagem dá mais propósito ao trabalho delas.  

Por outro lado, o estudo também aponta que grande parte dos programas de capacitação deixa a desejar e não levam ao aprendizado esperado pelas empresas. Por que será que isso acontece? 

É disso que vamos falar neste post! Continue a leitura e conheça 5 erros que podem prejudicar a aprendizagem organizacional do seu time.  

Conheça os 5 erros que prejudicam a aprendizagem organizacional 

Investir no treinamento e no desenvolvimento das equipes da organização é o melhor caminho para alcançar um trabalho mais engajado e aumentar a retenção de talentos da empresa. 

No entanto, para aproveitar os bons resultados desse tipo de iniciativa, não basta escolher um programa de treinamento qualquer. É preciso ser estratégico. 

A seguir, confira alguns erros comuns que podem prejudicar a aprendizagem organizacional das suas equipes: 

Contratar uma consultoria exclusivamente pelo preço 

Muitas organizações ainda escolhem os treinamentos oferecidos aos seus times com base no preço pago por eles. 

O resultado, em muitos casos, é um programa genérico e que não atende às especificidades da companhia, o que acaba resultando em um baixo retorno sobre o investimento. 

Ou seja, mesmo em termos de economia, essa não é uma escolha que vale a pena. 

Adotar formatos e metodologias ultrapassados 

Outro erro comum que pode prejudicar a aprendizagem organizacional é oferecer treinamentos que utilizam formatos ultrapassados. 

Hoje em dia, já não dá mais para fazer os colaboradores assistirem a palestras intermináveis, que não estimulam uma postura ativa e não abordam os desafios que eles vivenciam. 

Para ter bons resultados, é preciso investir em metodologias inovadoras e dinâmicas, que façam com que as equipes se envolvam na jornada de aprendizado. 

Não fazer um diagnóstico da equipe 

Outra prática que pode gerar prejuízos para a aprendizagem organizacional é começar um treinamento sem que seja feito um diagnóstico prévio do time. 

Nesses casos, é muito comum que o programa aborde temas genéricos, com metodologias pré-determinadas, ignorando as necessidades reais dos colaboradores da organização. 

Um bom diagnóstico pode mapear gaps de competência, ou mesmo prever necessidades de desenvolvimento da equipe. 

Desconsiderar a jornada do aprendiz 

A jornada do aprendiz é um percurso que começa com a convocação do colaborador e vai até a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. 

Pensar sobre essa experiência e mapeá-la é uma etapa fundamental no planejamento de um programa de desenvolvimento 

Quando esse aspecto é desconsiderado, isso pode levar a uma convocação pouco efetiva, por exemplo, ou mesmo à falta de suporte aos colaboradores na hora de aplicarem novos conhecimentos. 

Não inserir a tecnologia nos treinamentos 

O último erro na nossa lista é a falta de tecnologia nos treinamentos oferecidos pela organização. 

Plataformas de aprendizado, ferramentas de inteligência artificial e recursos como a gamificação rendem ótimos resultados e são responsáveis por impulsionar a aprendizagem organizacional em diferentes contextos. 

Ignorar o potencial da tecnologia é um erro grave, que pode acabar trazendo prejuízos ao desenvolvimento dos colaboradores. 

E aí, identificou algum desses erros nos programas de treinamento adotados pela sua organização? Para evitá-los, conte com a Escola do Caos! Entre em contato com a gente e saiba como podemos levar um aprendizado significativo até a sua empresa. 

Blog