Blog

Treinamento para líderes: o que não deve faltar na capacitação de novos gestores?

Na hora de capacitar novos gestores e levar a empresa a melhores resultados, um bom treinamento para líderes é indispensável.

Afinal, assumir um cargo de liderança pela primeira vez é sempre uma experiência desafiadora, mas que pode se tornar muito mais bem-sucedida quando se tem os conhecimentos e habilidades certas.

Para além dos conhecimentos técnicos, que também são super relevantes para o desempenho de qualquer profissional, é preciso desenvolver uma série de competências que é o princípio da atuação prática de uma boa gestão.

Por isso, nesse conteúdo, a gente conta quais são os principais temas a serem trabalhados em um treinamento para líderes, especialmente no contexto de primeira liderança. Vem ver! 

Quais são os temas mais importantes em treinamentos para líderes? 

Para liderar com competência e garantia de bons resultados, é preciso ter um conjunto de habilidades que nem sempre estão desenvolvidas quando os profissionais chegam aos cargos de liderança pela primeira vez.

É por isso que um bom treinamento para líderes precisa cobrir esse conjunto de competências e características que fazem toda a diferença na busca por resultados da sua empresa.

Aqui vão alguns dos temas que não podem passar batidos nesse processo de desenvolvimento da liderança:

Transição de carreira 

Em primeiro lugar, é preciso entender que assumir esse tipo de cargo representa uma mudança importante na carreira: as pessoas deixam de fazer a sua autogestão para cuidar da rotina e do desenvolvimento de outras pessoas.

Para concluir essa transição com sucesso, é preciso encarar novos desafios, aprender a gerir o tempo disponível, compreender o momento atual da empresa e identificar os estágios de maturidade das equipes.

Além disso, também será preciso que a liderança entenda seu novo papel, que é o de embaixadora da cultura organizacional, responsável por guiar e inspirar os colaboradores.

Autogestão 

Antes mesmo da liderança saber como fazer a gestão dos colaboradores, é preciso aprender a se autogerir.

Isso envolve, por exemplo, um olhar sincero e crítico para si mesmo, com o objetivo de identificar as principais lacunas de aprendizagem, habilidades que precisam ser desenvolvidas e emoções a serem gerenciadas.

A inteligência emocional desempenha um papel importante na vida de qualquer líder e esse pode ser o momento de começar a desenvolvê-la.

Gestão de pessoas 

Seguindo esse percurso de desenvolvimento, o próximo passo é entender o que significa fazer uma boa gestão de pessoas na empresa.

Para isso, é essencial aprender a identificar os momentos de delegar, apoiar, treinar e direcionar as equipes, além de alinhar expectativas e desenhar estratégias que façam sentido ao momento pelo qual a organização está passando.

Dentro dessa temática, também vale a pena conhecer melhor assuntos como diversidade e inclusão, gestão de conflitos, escuta ativa e a criação de relações de confiança com os colaboradores.

Foco nos resultados 

Dizer que uma liderança precisa focar nos resultados pode parecer algo bem óbvio, mas o papo sobre esse tema é bem mais profundo que isso e merece um lugar nos treinamentos para líderes.

Além de foco, é preciso ter estratégia e viabilizar ganhos de curto, médio e longo

prazo para a organização, com um plano de ação realista e eficiente.

Nesse processo, a gestão de pessoas também continua na ativa e é super importante implementar os feedbacks, as avaliações de desempenho e o alinhamento de expectativas. 

Nessas horas, a liderança precisa estar preparada para ter as tais “conversas difíceis” do mundo corporativo.

Para ajudar nessa missão, vale a pena saber o que fazer e também o que não fazer. É disso que a gente fala no episódio “Lista das empresas tóxicas”, em mais uma temporada do Podcast Caos Corporativo:

Mentalidade de líder 

Nem só de “aquis” e “agoras” se faz um bom treinamento para líderes. Também é preciso olhar para o futuro e traçar os próximos passos para continuar alcançando bons resultados.

Por isso, esse processo de desenvolvimento também precisa passar pela criação da tal “mentalidade de líder”, que vai ajudar o profissional a identificar novas tendências, encarar desafios futuros e prosperar na Era do Caos.

Para ter acesso a um treinamento que aborda todos esses temas com uma metodologia eficaz e transformadora, conheça o START e tudo que ele pode fazer pelas novas lideranças da sua empresa!

Blog