Muito se fala em corrupção, mas muitas pessoas não percebem que ela também pode afetar suas vidas profissionais. É isso que acontece quando a ética no trabalho não está em dia.
Esse tipo de conduta, que deve ser adotada tanto pela liderança da organização quanto pelas suas equipes, é o que faz a diferença para uma atuação coerente com princípios como a integridade e a honestidade.
Afinal, ajudam a levar a um trabalho mais cooperativo, engajado nos objetivos da empresa e com uma postura profissional comprometida.
Para saber como fortalecer a ética no trabalho e entender melhor o papel dela na cultura empresarial, continue a leitura!
O que é ética no trabalho?
Toda ação é guiada por determinados princípios e valores.
Quando falamos de ética no trabalho, estamos nos referindo a uma determinada postura profissional, que é pautada em valores como a honestidade, o respeito, a integridade e a responsabilidade.
É importante notar que isso não é a mesma coisa que uma atitude moral. A diferença básica entre esses elementos é que a moral diz respeito ao que uma determinada cultura e um período histórico consideram certo ou errado, enquanto a ética tem uma aplicação mais ampla.
É por isso que muitas pessoas tendem a associar a ética à ideia de caráter, pois ela é um elemento que se mantém ao longo do tempo.
Por que incentivar a ética no trabalho?
Fortalecer a ética no trabalho é o primeiro passo para cumprir vários objetivos.
Afinal, atuar com honestidade e comprometimento é sinônimo de mais produtividade, cooperação entre colaboradores e alinhamento à cultura da empresa.
Nesse sentido, o RH desempenha um papel fundamental para a difusão desse princípio entre toda a organização, desde a sua liderança até cada uma das pessoas que compõem as suas equipes.
Não dá para negar que, em alguns contextos, o ser humano pode ser bastante influenciável. Assim, colocar a ética no trabalho como um princípio condutor evita que desentendimentos e frustrações influenciem as atividades executadas no ambiente corporativo.
Por isso, estimular esse tipo de conduta traz benefícios para a organização e também para o dia a dia de trabalho das pessoas que a compõem, já que são reduzidos os conflitos e até situações de maior gravidade, como casos de assédio ou discriminação.
Pontos para fortalecer esse valor
Estimular a ética no trabalho é uma atribuição do setor de RH e da própria liderança da organização, que também devem ser guiados por esse princípio.
O desenvolvimento desse valor no ambiente corporativo começa com passos simples, mas que fazem toda a diferença para que ele se torne uma prática e não apenas um discurso.
Ser transparente com os colaboradores, por exemplo, é uma atitude simples, mas que ajuda a demonstrar mais honestidade e estimular essa característica entre as suas equipes.
Fazer reuniões mais frequentes, comunicar-se de forma clara e estabelecer um diálogo mais livre sobre as questões que precisam ser solucionadas são passos importantes para uma postura mais ética por parte de todos.
Além disso, é importante encontrar maneiras de valorizar o comprometimento de cada membro e incentivar o trabalho em equipe, de forma que a cooperação se torne parte da rotina e todos se mantenham alinhados a um objetivo comum, ancorados na cultura da empresa.
Se quiser conferir mais discussões sobre esse assunto, você também pode ficar de olho no podcast Caos Corporativo. No episódio 6 da temporada “O trabalho como ele é!”, os apresentadores conversaram sobre um assunto que tem tudo a ver com ética: as pequenas corrupções do dia a dia no trabalho. Vem ver:
Para receber atualizações do mercado de trabalho, siga a Escola do Caos no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece no mundo corporativo!