As pessoas não nascem sabendo tudo e, por isso, um bom programa de desenvolvimento de liderança é indispensável para que um gestor alcance bons resultados.
Com as metodologias certas e uma boa seleção dos temas a serem tratados, é possível criar uma jornada de aprendizado verdadeiramente transformadora para quem ocupa esses cargos.
Mas a verdade é que nem todo treinamento alcança os objetivos traçados, por isso, é preciso criar um planejamento completo com bastante cuidado.
Para ajudar a sua empresa a desenvolver o programa de desenvolvimento de liderança certo para acelerar seus resultados, a gente apresenta algumas red flags que exigem atenção. Vem ver!
Os principais erros em um programa de desenvolvimento de liderança
Erros acontecem, mas alguns deles podem comprometer os resultados alcançados pela sua empresa.
No caso de um programa de desenvolvimento de liderança, é preciso entender no que você está investindo e garantir que o investimento valha a pena.
Para ajudar você, a gente conta quais erros devem ser evitados na hora de estruturar o programa para desenvolver as suas lideranças. Confira:
Focar apenas na teoria
É claro que o conhecimento teórico é fundamental para um bom líder, já que ele será a base para a tomada de uma série de decisões. Mas será que ele é suficiente?
Um bom programa de desenvolvimento de lideranças deve aliar o conhecimento teórico à sua aplicação prática, realizando simulações e promovendo dinâmicas voltadas para o dia a dia da empresa.
Esse é um elemento central para que o aprendizado se torne mais significativo e possa ser aplicado de forma prática na atuação dos gestores.
Falta de personalização
Quando a liderança faz o treinamento, adquire uma série de conhecimentos, mas percebe que as situações apresentadas não dialogam com a realidade da sua empresa, algo não está certo.
Organizações diferentes enfrentam problemas distintos e, por isso, programas genéricos que falam “mais do mesmo” não são suficientes. É necessário que os conteúdos e até mesmo as metodologias utilizadas sejam personalizadas para as necessidades e desejos atuais dos líderes.
Ausência de conexão com os objetivos da empresa
Outra característica que deve ser observada é se o programa de desenvolvimento de liderança realmente está alinhado aos objetivos da organização.
Investir nesse tipo de treinamento é uma decisão estratégica e, portanto, precisa considerar as metas de curto, médio e longo prazo da empresa, caso contrário, esse não será um bom investimento.
Por isso, é preciso entender se o treinamento oferecido às lideranças está considerando as necessidades da companhia.
Não falar de diversidade
Um estudo realizado pelo Instituto Identidades do Brasil mostrou que, a cada 10% de aumento da diversidade étnico-racial ou de gênero nas empresas, há um crescimento de 4% a 5% na produtividade das equipes.
Dados como esse mostram que falar de diversidade e inclusão é uma demanda atual e crescente, já que esse debate só tem a contribuir com a sociedade e as organizações.
Desenvolver as lideranças nesse sentido é uma forma de contribuir com a criação de um mercado de trabalho mais diverso e inclusivo, em que a inovação seja cada vez mais estimulada.
Leia também: 5 filmes sobre inclusão e diversidade para lideranças e profissionais de RH
Não considerar a cultura organizacional
Por fim, não podemos esquecer que uma das vantagens de um bom programa de desenvolvimento da liderança é justamente o fortalecimento da cultura organizacional adotada na sua empresa.
Nesse sentido, é preciso que o treinamento entenda quais crenças, valores, comportamentos e práticas devem guiar as ações das equipes e da própria liderança.
E aí, anotou todas as red flags às quais o RH precisa ficar atento? Sente que ainda precisa de ajuda? Não tem problema!
A Escola do Caos desenvolve programas de desenvolvimento de liderança totalmente personalizados para a sua empresa. Entre em contato com a gente e saiba como levamos líderes a outro patamar!