O trabalho híbrido ganhou força depois que o Covid-19 abalou o nosso mundo. As empresas tiveram que se renovar, especialmente quando o assunto era modelos de trabalho.
Durante o período de quarentena (que se prolongou por meses e meses para muitas pessoas), muitas organizações não tiveram escolha, a não ser adotar o home office.
Mas depois que as normas da pandemia ficaram mais flexíveis, as pessoas que estavam trabalhando em casa voltaram para o escritório. Contudo, não da mesma forma. Agora elas passaram a adotar a jornada de trabalho híbrida.
Mas o que é trabalho híbrido?
Enquanto o home office é o modelo de trabalho no qual as pessoas trabalham de suas casas, no sistema híbrido de trabalho, as pessoas passaram a trabalhar alguns dias em casa e outros no escritório.
Mas esse modelo é algo novo? Certamente não, ele existe há muito tempo em startups e empresas mais moderninhas. Contudo, não era algo fácil de se encontrar, pelo menos, não em comparação ao restante do mercado brasileiro.
Já na gringa, o contrato de trabalho híbrido e home office são bem mais aceitáveis e populares no mercado. Inclusive, há muitas vagas que aceitam pessoas que moram no Brasil ou que estão viajando pelo mundo. Este último é chamado de anywhere office.
O interessante desses modelos é que as pessoas podem escolher de onde querem trabalhar nos dias que não vão para o escritório.
As pessoas podem trabalhar de casa, da cafeteria, da biblioteca, do coworking (espaço compartilhado por empresas e profissionais), do lobby do hotel ou de qualquer outro lugar, inclusive, da sede da própria empresa.
Enfim, o modelo híbrido de trabalho é uma opção que muitas empresas adotaram depois que saíram do home office. Algumas organizações permitiram que seus colaboradores escolhessem ficar em casa ou voltar para o escritório. Outras já assumiram o trabalho híbrido logo de cara.
Por que trabalhar de forma híbrida pode ser a melhor opção?
Para muitas pessoas, o híbrido é o melhor modelo de trabalho, porque junta os benefícios do home office e do presencial.
De acordo com uma Pesquisa de Clima Organizacional realizada pelo Runrun.it (ferramenta de gestão de projetos), 75% dos participantes preferem o trabalho híbrido.
Não só os colaboradores, como também muitos gestores acreditam que este modelo é o mais produtivo.
Isso porque as pessoas perdem menos tempo no trânsito e passam menos tempo confraternizando com seus colegas de trabalho. As pessoas também têm mais autonomia para organizar sua rotina da forma que acharem mais proveitosa.
Por outro lado, ter contato presencial com os colegas melhora o relacionamento, que, por consequência, melhora a comunicação e a afinidade entre as pessoas. Dessa forma, melhora os resultados da equipe.
Enfim, algumas organizações decidiram que os colaboradores só precisam ir para o escritório quando for extremamente necessário ou tiver alguma reunião. Outras, definiram que o trabalho de forma híbrida deve ser feito uma quantidade fixa de dias em casa e outra na empresa.
O ponto é: não existe uma regra. É você e sua equipe que devem definir o que é melhor.
Quais são as vantagens dos trabalhos híbridos?
Como você viu acima, a produtividade da equipe pode melhorar bastante, mas há outros benefícios que o modelo híbrido pode proporcionar.
Redução de custos
Sua empresa não precisa alugar ou contratar um espaço grande para caber todos os colaboradores. É bem possível situar a organização em um lugar menor e utilizar o trabalho híbrido como parte de uma estratégia para diminuir os custos.
Nesse cenário, as pessoas conseguem compartilhar a mesma estação de trabalho, porque estarão indo para o escritório em dias diferentes, ou seja, uma mesma estação pode abrigar até 3 colaboradores diferentes em dias alternados.
Aliás, uma opção que muitas empresas estão preferindo é o coworking. Ao invés de ter um escritório próprio, as organizações podem alugar estações de trabalho ou salas inteiras para as equipes, apenas para os dias necessários.
Redução de atrasos
Um problema bem chato que algumas empresas enfrentam é o atraso dos seus colaboradores. No trabalho presencial, é algo bem difícil de controlar, porque diversas coisas podem acontecer no caminho de casa para o trabalho.
O despertador pode falhar e a pessoa pode perder o ônibus; o carro pode quebrar no meio do caminho; o trânsito pode estar caótico; a babá pode cancelar o trabalho; entre muitas outras coisas.
Mas, no trabalho híbrido, nada disso importa ou faz diferença, porque os colaboradores trabalham de casa.
Mais qualidade de vida para os colaboradores
Por que as pessoas preferem trabalhar de casa? Porque não precisam se preocupar com a locomoção! Muitas pessoas têm que pegar mais de um meio de transporte e passar horas no trânsito para chegar ao local de trabalho. Esses colaboradores já chegam cansados e estressados no trabalho.
Esse problema, além de diminuir o rendimento, também afeta sua saúde mental. Outra questão é que as pessoas passam mais tempo com os colegas do que com as próprias famílias, o que pode afetar as relações familiares.
No modelo híbrido de trabalho, os colaboradores economizam tempo de locomoção e conseguem equilibrar a vida profissional e pessoal.
Retenção de talentos
Como é opção mais desejada pelos colaboradores, muitos estão procurando por vagas assim. Do outro lado, as empresas perceberam como o modelo está sendo valorizado no mercado, por isso, estão disponibilizando mais vagas com o estilo de trabalho híbrido.
Ou seja, a probabilidade de você perder um excelente profissional para a concorrência, se não possibilitar o trabalho híbrido, é grande.
Da mesma forma, se você optar logo pelo modelo de trabalho, pode reter seus colaboradores e atrair talentos para sua empresa.
Leia mais:
MP do trabalho híbrido
Em agosto de 2022, a Medida Provisória que regulamentava o home office e o trabalho híbrido foi aprovada pela Câmara dos Deputados e publicada no Diário Oficial da União.
Veja as principais informações do texto:
- Está descrito que a contratação de um profissional pode ser por jornada de trabalho ou produção;
- Neste último caso, o colaborador tem total controle sobre os horários em que deseja realizar suas tarefas;
- Mas caso seja o contrato de trabalho híbrido, o colaborador tem o direito de receber horas extras, caso o horário de trabalho ultrapasse a jornada contratada;
- Nela, ainda há a segurança de que o profissional não sofrerá redução salarial ao migrar do modelo presencial para o híbrido;
- Para os contratos de produção, haverá o pagamento de horas extras ou adicional noturno;
- É possível que os colaboradores peçam reembolso com compra de equipamentos, custos de internet e luz, sendo que isso não pode ser descontado do salário ou de nenhum benefícios;
- Os colaboradores não precisam necessariamente trabalhar de casa, podem, inclusive, trabalhar de outro país. Contudo, os custos para retornar para o trabalho presencial ficam a cargo do colaborador.
Liderança no trabalho híbrido
O modelo híbrido precisa ser bem estruturado para dar certo, e a responsabilidade disso é dos líderes. Claro, a equipe tem que se comprometer e aceitar a mudança, mas tudo depende da liderança.
Em primeiro lugar, ela deve identificar se o trabalho encaixa para todo mundo. Afinal, algumas pessoas se dão melhor com o modelo presencial.
Em segundo lugar, ela deve estruturar o trabalho. Quantos dias por semana os colaboradores devem ir para o escritório? Por quanto tempo? Qual será o modelo de contrato, por jornada ou produção?
Em terceiro lugar, ela deve definir como a equipe irá se comunicar e como realizará as entregas.
Se você nunca ocupou o cargo de liderança antes, ou não tem ideia de como estruturar o trabalho híbrido, pode realizar alguns cursos e treinamentos para melhorar suas habilidades e tomar melhores decisões.
Aqui na Escola do Caos, por exemplo, temos um treinamento de Acordos e Acompanhamento da Rotina do Time.
Nele, a liderança vai aprender a fazer um acordo de performance com sua equipe e acompanhá-la, para identificar se há alguma dificuldade ou se as atividades não estão fugindo do job description.
Esse acompanhamento permite que a liderança crie um plano de desenvolvimento individual (PDI) para cada pessoa de sua equipe. Dessa forma, é possível dar feedback, planejar promoções ou, em alguns casos, desligar colaboradores.
Assim, você estará preparado da melhor forma para coordenar sua equipe, seja no trabalho híbrido, presencial ou remoto.
Que tal dar uma olhada no nosso portfólio? Você pode ter certeza de que vai encontrar um treinamento para cada habilidade de liderança que você quer melhorar ou desenvolver.