O clima organizacional é um conceito que mais ninguém pode ignorar, ainda mais quem faz parte da liderança. Se você acha que oferecer apenas um bom salário e múltiplos benefícios vai manter sua equipe produtiva, está redondamente enganada.
Mas por quê? Hoje, os colaboradores estão muito mais interessados em um ambiente de trabalho saudável, afinal, é onde passam a maior parte do seu dia.
Ah, então, é isso que atrai e retém talentos atualmente? Sim, mas também pode ser o motivo de demissão de alguém, caso a organização não tenha um bom clima e cultura organizacional.
E aí, você está preparado para ouvir algumas verdades? (Ou melhor, ler?)
O que é clima organizacional?
O clima organizacional nada mais é do que a percepção que os colaboradores têm da empresa. Mais especificamente, é a forma que se sentem dentro da organização. Então, se você pensar bem, é algo que diz mais a respeito da cultura da própria empresa do que das pessoas que trabalham nela.
Mas ué, não são as pessoas que fazem a empresa? Sim, sim, as equipes vivem a cultura organizacional e o clima organizacional no dia a dia. E agora vai um contudo bem grande: não são os colaboradores que definem esses pontos.
Então, quem são os responsáveis pelo clima organizacional?
É o pessoal da gestão, da liderança, da diretoria. A cultura e o clima são sempre definidos por quem está acima. Afinal, como alguém de baixo vai definir ou mudar o jeito de ser de uma empresa. Com que poder? Com que influência?
Os valores são criados dentro de uma empresa a partir das crenças do fundador ou do CEO. Se ele acredita em uma determinada forma de trabalhar, é isso que vai propagar dentro da empresa.
“Pera, então, o que você está querendo me dizer, é que se uma empresa tem um péssimo clima, a culpa é desses caras”? É chato dizer isso, mas sim.
Por isso, em muitas empresas, o turnover é enorme (para quem não sabe o que diachos é isso, é rotatividade, tá?). Ninguém consegue trabalhar em um lugar que prejudica a saúde mental por muito tempo.
Uma hora, as pessoas têm que fazer uma escolha: ou vão embora ou continuam trabalhando e adoecem. Você pode reparar, quem escolhe ficar, mais cedo ou mais tarde, sofre com burnout, aquela famosa síndrome que está afetando as pessoas no mercado de trabalho. E não só no Brasil, isso está acontecendo no mundo todo!
Qual a diferença entre cultura e clima organizacional?
Para você não se confundir, é nosso dever explicar o que é cada um desses termos. Apesar de estarem relacionados entre si e um influenciar o outro, são coisas diferentes.
A cultura organizacional é o conjunto de valores de uma empresa, em outras palavras, é o DNA da organização. Ou seja, são os valores que a definem:
- O que é correto ou permitido fazer dentro da empresa;
- O que é esperado dos colaboradores e da liderança;
- Os procedimentos em determinados situações;
- Os projetos e ações que desenvolvem dentro e fora da empresa;
- Os comportamentos e reações que todos da empresa devem ter;
- A forma de tratamento e comunicação com os stakeholders.
Enfim, é a personalidade da empresa. E não se engane, não é algo que fica “confinado” entre as instalações. A cultura de valores se espalha rapidamente entre todos os interessados, ou seja, entre os stakeholders.
Portanto, a cultura organizacional influencia no clima organizacional, já que é ela que define os comportamentos da empresa. Isto é, o clima é o resultado da cultura, é o que acontece dentro da organização.
Por isso, não basta definir um manual bonitinho com palavras bonitas, ele precisa ser vivenciado e colocado em prática, principalmente pela liderança.
Da mesma forma, não adianta contratar um advogado para escrever os valores ou alguém que não vivencia o dia a dia da empresa. Ele precisa ser escrito pelo fundador, pelo CEO ou pela Diretoria. Afinal, são essas personalidades que têm que definir como querem conduzir a organização.
Como melhorar o clima organizacional?
Só para deixar uma coisa beeeem clara: nenhuma empresa consegue esconder a cultura e o clima organizacional por muito tempo. No início, podem tentar mascarar, mas o dia a dia sempre revela sua real forma.
Então, se com tudo o que a gente disse aqui, você não tem certeza de como seus colaboradores se sentem, o primeiro passo é fazer uma pesquisa.
Afinal, conhecer esse ponto ajuda a empresa a se organizar. Como você quer implementar alguma mudança sem saber para qual direção deve seguir? Você só consegue avançar se souber onde está.
Além disso, tem algo muito importante que você tem que fazer: deixar a mente aberta. Do que adianta saber o clima da organização, mas não estiver disposto a mudar ou dar algum tipo de castigo pelo que foi dito (negativamente)? Tome um calmante e se prepare, mas se não estiver com a mente aberta, nem comece.
O que é pesquisa de clima organizacional?
É por meio da escolha das perguntas para pesquisa de clima organizacional que vai conhecer verdadeiramente a empresa. Portanto, é assim que você vai obter um diagnóstico sobre a saúde da organização e conhecer os pontos que precisam ser melhorados.
O melhor disso é que você vai ter uma resposta real (se a liderança não fizer nenhum tipo de ameaça…), já que a pesquisa deve ser feita com todas as equipes, já que são elas que fazem a empresa.
Depois, com o resultado, você deve avaliar o que pode ser mudado, quais são as prioridades da empresa e quais ações devem ser aplicadas.
Basicamente, há 2 tipos de clima organizacional que você vai conseguir reconhecer: o bom e o ruim (isso não é piada). Se você se encaixar no médio, é porque muita coisa precisa ser melhorada, então está ruim.
Enfim, outro ponto importante é que você deve incentivar a participação de todos da empresa, inclusive da liderança, para até conseguir comparar as respostas e ver o que difere de cada uma, de acordo com o papel de cada um.
No entanto, não deve obrigar ninguém a participar, porque as pessoas precisam se sentir à vontade. Obrigar alguém a fazer algo que não quer, que não faz parte da sua função, já diz muito respeito sobre o clima organizacional…
Veja abaixo um exemplo de pesquisa de clima organizacional e perguntas:
- Você considera a empresa um bom lugar para trabalhar?
- O que te motiva dentro da empresa?
- Você sente que faz parte da empresa?
- Qual é o seu objetivo na empresa?
- Você conhece os valores da empresa?
- Você se identifica com os valores da empresa?
- Você se sente ouvido por seus superiores?
- Está satisfeito com o modelo de liderança de seu líder?
- Sua vida profissional interfere na sua vida pessoal?
- Como é sua relação entre colegas e líderes?
- Você sabe quando ocorre um evento interno?
Além disso, há vários tipos de pesquisa que você pode aplicar, para obter respostas específicas:
Pesquisa de clima organizacional
Esse é o modelo com o qual você vai conseguir descobrir o nível de satisfação dos colaboradores e saber o que é necessário fazer para deixá-los motivados. Afinal, são eles que vão definir a produtividade da empresa. Equipe desmotivada, baixa produção. Equipe motivadaça, empresa crescendo!
Satisfação com benefícios
A cultura e o clima são importantes para os colaboradores? Com certeza, mas não pense que só isso vai prender (ops, reter) as pessoas. Os benefícios que vêm com o salário são igualmente importantes. Afinal, também influenciam na produtividade, porque eles interferem na qualidade de vida.
Avaliação de evento
Os eventos institucionais e ações internas fazem parte da cultura da empresa. Então, você tem que medir se eles conseguiram atender às expectativas dos colaboradores, assim como sua divulgação.
Entrevista de desligamento
O último modelo de pesquisa de clima organizacional, e talvez o mais importante, é no offboarding. Seja por escolha do colaborador ou decisão estratégia da empresa, é importante conhecer como foi sua experiência. Isso possibilita ter alguns insights a respeito e até a elaborar mais estratégias de atração e retenção de talentos.
Então, você está pronto para aplicar uma mudança organizacional?
Conheça a Escola do Caos!
Somos uma escola que traz o caos para dentro da sua empresa, para você ficar pronto para qualquer situação. A nossa missão é provocar rupturas na sua forma de pensar, para que VOCÊ ressignifique seu negócio.
Para viver uma mudança significativa, e não ficar à mercê do mercado, conheça nossas soluções que vão te ajudar a criar um clima organizacional bombástico (para não falar outra coisa):
Liderança Alfa, Beta e Omega:
Programas que desenvolvem as habilidades que qualquer líder deve ter, independente de quanto tempo já exerça a função:
- Liderança Alfa: um iniciante vai aprender com as experiências de outras pessoas e evitar erros de principiantes;
- Liderança Beta: líderes que já estão há uns dois anos no mercado podem aprender as tendências de gestão e outras skills que ainda não foram desenvolvidas;
- Liderança Omega: e alguém mais experiente pode aprender a corrigir erros que acontecem na equipe com agilidade, além de melhorar algumas competências que interferem no clima organizacional.
Veja mais sobre:
Onboarding profissa
A forma que um novo colaborador chega na empresa e é recepcionado diz muito sobre a cultura e o clima. Afinal, esse momento está muito relacionado com a integração de uma pessoa na equipe e de suas funções, ou seja, da sua produtividade.
Leia mais:
Acompanhamento de rotina
Sua equipe é sua responsabilidade, por isso, você sempre deve procurar a melhor forma de desenvolvê-la e alinhar suas atividades. Isso inclui também analisar os gaps, para saber como corrigi-los e até elaborar um plano de crescimento dentro da empresa. Para que isso aconteça, precisa desenvolver ou melhorar algumas habilidades, como feedbacks, desligamentos e promoções.
E para cada um desses tópicos, você encontra treinamento, que são: Plano de Desenvolvimento Individual, Feedback sem mimimi, Demissão humanizada e Hora da promoção.
O treinamento Ciclo de Gestão de Pessoas também engloba essas habilidades, como de forma mais conectada. Mas caso você queira desenvolver apenas uma dessas competências, pode escolher apenas um desses treinamentos.
Como motivar e engajar qualquer pessoa
Esse aqui é essencial para qualquer líder, independente do segmento da empresa ou da função dos colaboradores. Além de melhorar a produtividade, você vai ver como o trabalho interfere na saúde mental dos colaboradores, assim como na retenção de talentos.
Saiba mais sobre esses treinamentos e outros que temos no nosso anuário, é só baixar!